Esta obra busca novos paradigmas na administração de empresas por meio de três vetores conceituais nas questões de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). As escolas de pensamento, os indicadores empresariais BPSO (Biológicos, Psicológicos, Sociais e Organizacionais) e os fatores críticos de gestão.
O intenso trabalho de pesquisa visou a uma nova Modelagem Conceitual, com base nas Interfaces da Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) da administração de empresas. Os conceitos aqui tratados foram construídos com base na combinação do método quantitativo – utilizando-se a análise documental e do estudo quantitativo exploratório – por meio de pesquisa de campo com administradores, alunos e professores da área de Administração e ampla análise documental, inclusive com alunos do MBA-RH (FIA) em convênio com a USP, em projeto de pesquisa de livre-docência da autora.
O livro traz dados e instrumentos conceituais para ampliar a visibilidade e subsidiar as ações estratégicas, gerenciais e operacionais em níveis coletivos e individuais nos desafios da busca e reconstrução do bem-estar nas empresas.
Leitura de relevante interessa para administradores, psicólogos, médicos do trabalho, assitintes sociais, enfermeiros, advogados, engenheiros e especialistas da área de saúde e segurança do trabalho. Alunos e professores que atuam direta ou indiretamente com gestão de pessoas. Livro recomendado para as disciplinas ADMINISTRAÇÃO GERAL, GESTÃO DE PESSOAS (RH), DIAGNÓSTICO E CULTURA ORGANIZACIONAL, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO, PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL, ERGONOMIA e DIREITO DO TRABALHO nos níveis de graduação e pós-graduação.
____
LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Qualidade de Vida no Trabalho – práticas e conceitos na Sociedade Pós-industrial. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2004. v. 1. 215p . Veja aqui