História

 

Breve Histórico da Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho no Brasil

Estamos vivendo um segundo grande movimento de discussão e prática destas questões. O movimento anterior ocorreu na década de 70, quando ao lado da administração por objetivos, tornou-se indispensável definir critérios e práticas voltadas para as organizações e gestores que tem como valor o atendimento efetivo das necessidades com qualidade e sustentabilidade combinadas com a cultura e metas de cada organização. Enriquecer tarefas, alternar funções, ter plano claro de carreira e incorporar-se à busca da imagem positiva na comunidade eram alguns dos critérios discutidos na época, especialmente por Walton, 1974, nos Estados Unidos. Na última década Qualidade de Vida no Trabalho renasceu para dar resposta a velocidade, tensão, exigências de competitividade, qualificação, enfim uma nova complexidade empresarial. Hoje a gestão da Qualidade de Vida no Trabalho tem contribuído para negociações trabalhistas, melhoria do clima organizacional, ações de marketing e especialmente uma grande reflexão e ampliação do conceito doença - saúde no trabalho.

Em tempos de diversidade e diferenciação, paralelamente às inovações tecnológicas, as inovações administrativas começam a surgir à medida que há a necessidade de pessoas motivadas, saudáveis e preparadas para enfrentar os constantes desafios. Nesse contexto, a Qualidade de Vida no Trabalho vem-se tornando parte integrante da cultura organizacional. Com a atenção voltada para as necessidades crescentes de promover e ampliar competências nesse tema tão abrangente e com a preocupação de aprimorar continuamente a qualificação dos profissionais envolvidos com a Gestão da Qualidade de Vida, concebeu-se este site.

O projeto de gestão em Qualidade da Vida no Trabalho - PG-QVT surgiu nos anos noventa seis anos sobre o tema. A sua consolidação foi estimulada pela criação da Rede de Estudos em Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho - REG-QVT, que é uma linha de pesquisa do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP e pelo desenvolvimento do Programa de Gestão de Pessoas - Progep, núcleo de projetos da Fundação Instituto de Administração, conveniado à FEA/USP.

O Projeto G-QVT tem se desenvolvido com dois tipos de suporte institucional: o primeiro, através da pesquisa universitária, no contexto da FEA/USP, nos encontros mensais da Rede de Estudos, nas aulas de graduação e pós-graduação sobre o tema, orientações e bancas de trabalhos acadêmicos e nos encontros internacionais e cursos avançados. O segundo suporte é o Progep, criado por um grupo de professores do Departamento de Administração da FEA, em 1998, sob a coordenação da professora Maria Tereza Leme Fleury, formando uma equipe altamente especializada multidisciplinar com os professsores Lindolfo Galvão de Albuquerque, Rosa Maria Fischer, Joel Souza Dutra, Marisa Pereira Eboli, André Luiz Fisher, Arnaldo José França Mazzei Nogueira e a criadora deste site. O objetivo do Progep é a produção e difusão de conhecimentos na área de Gestão de Pessoas, por meio de pesquisas, projetos e consultorias para organizações e de atividades de educação contínua para profissionais da área, e apoio ao Núcleo de Pesquisa em G-QVT.

A seguir, apresentamos dados referentes a estes eventos. Iniciamos com os Encontros Internacionais pois eles se constituem no evento central da difusão, troca e inovação de idéias sobre Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho. Os eventos são:

  • Os Encontros Internacionais de Gestão de Competência em Qualidade de Vida no Trabalho - QVT - I.
  • As reuniões da Rede de Estudos em Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho - REG-QVT.
  • Os Cursos Avançados de Gestão Empresarial de Qualidade de Vida - CAGE-QV
  • Os trabalhos acadêmicos relacionados à QVT
  • As avaliações dos executivos do MBA-RH, na disciplina QVT
  • Newsletter